
O SINDICATO
O SINDS-MG foi fundado originalmente em 1993, por estudantes e professores de Ciências Sociais/Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Na época o sindicato chegou a fazer parte do primeiro mandato do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte, entre 1994 e 1996, no governo Patrus Ananias. Importante pontuar que, antes do Sindicato, existia em minas a Sociedade Mineira de Sociólogos, que foi muito atuante no estado desde os anos 60. O SINDS-MG veio a suceder a Sociedade Mineira de Sociólogos.
Entretanto, o primeiro SINDS-MG se tornou inativo entre final dos anos 90 e início dos 2000. Somente em 2003, a partir de um encontro do Fórum Social Brasileiro, uma movimentação para reativação do sindicato teve início, contando com apoio do sociólogo paulista e referência no campo de estudos da "profissão de sociólogo", Legeune Mirhan. A partir de 2004 alguns sociólogos mineiros começaram a se reunir com mais frequência, em conversas que quase sempre aconteciam no Parque Municipal, visando reativar o antigo sindicato dos sociólogos. O Processo de reativação envolveu também uma mobilização da antiga diretoria do sindicato e de antigos filiados, o que culminou em uma reunião de todos esses atores na sede do Sindicato dos Economistas, em 2004. No ano seguinte, 2005, os atores envolvidos na reconstrução do sindicato voltaram a se reunir e teve lugar a primeira eleição do renovado sindicato dos sociólogos. Concorreram duas chapas.
A chapa eleita, entretanto, enquanto esteve na direção, não chegou a registrar formalmente o sindicato, o que fez com que, a partir de 2007, tivesse início um novo processo de luta pela legalização do sindicato. O caminho inicial para isso foi a criação de uma associação. Assim, foi criado o MQSS - Movimento pela Questão Sindical dos Sociólogos de Minas Gerais. Essa Associação foi bastante ativa e trouxe para Minas, em 2009, o Congresso Regional dos Sociólogos (Encontro Regional dos Cursos de Ciências Sociais). Só a partir de 2010 é que, finalmente, o sindicato dos sociólogos voltou a existir formalmente, dando lugar à associação. Uma primeira chapa, provisória, foi eleita pelo prazo de um ano. E de 2011 em diante o sindicato começou a ter eleições normais, com mandatos de três anos.
O SINDS-MG é atualmente dirigido pela gestão "Juntxs para Avançar", eleita em 2018. A atual gestão termina seu mandato em meados de 2021.
DIRETORIA
Diretora Presidente: Myrtô Áurea de Lima Sucupira
Diretor Vice Presidente: Ródinei Páscoa Amélio
Diretora Secretária: Silvia Mara Pereira
Diretora Vice Secretária: Érica Araújo
Silva Lopes, Diretora Tesoureira: Eugênia Mara Dias Gonçalves
Diretor Vice Tesoureiro: Jorge Afonso Maia Mairink
Diretor de Comunicação e Imprensa: Alexandre Silva Nogueira
Vice Diretora de Comunicação e Imprensa: Andreia Maria Pinto Rabelo
Diretora de Articulação Regional: Maria Cristina Silva
Vice Diretor de Articulação Regional: Darci Alves da Silva
Conselheiros e respectivos suplentes: Vanderlino Vieira Junior, Adriana Eva Cardoso, Maria Eugênia de Sá Almeida, Rosania Rosa da Silva, Soraia Pereira de Souza, Miriam Cristina dos Santos
ESTATUTO
Para acessar o estatuto do SINDS-MG clique na figura acima.